domingo, 6 de maio de 2018

Novo glicosimetro inteligente facilita a vida de diabéticos em São Paulo


A saúde da população mundial dos insulinodependente está diretamente ligada aos cuidados com os níveis de glicemia no sangue.

O GLUCOLEADER™ é um glicosimetro moderno, compacto, inteligente medidor de glicemia que utiliza metodologia enzimática, de fácil leitura, que não requer calibrações para utilização do paciente diabético, certificado pela ISO 15197:2013, e, o único no mercado com botão ejetor de tiras.

O GLUCOLEADER™ utilizada e disponibiliza para pacientes, médicos e gestores a sofisticada tecnologia GlicoSYS WEB, que permite acesso do paciente, via internet, e, integrada a sistemas de gestão e governança o programa digital, permite a monitoração dos dados de cada membro envolvido na cadeia; paciente, médico, gestor, unidade de saúde, programa nacional.

O sistema integrado do GLUCOLEADER™ utiliza fitas com chips inteligentes que dispensam a calibração do medidor, possibilitando rápida leitura da glicemia, registrando eletronicamente qualquer utilização, capaz de armazenar mais de 800 medições por período.

As fitas inteligentes são rastreáveis e na dispensação, atreladas ao aparelho em uso pelo paciente, deixando gravado na memória do medidor cada leitura realizada. Periodicamente (de acordo com o procedimento da unidade de saúde local), durante a dispensação de novas fitas o gestor transfere a memória acumulada no aparelho, para o sistema, o que permitirá visualização imediata de todos os dados registrados a cada medição; a frequência de uso com que o paciente faz as medições, horários, os níveis, em cada medição e curvas de glicose obtidos.

O sistema foi construído para integração com os programas de gestão e governança do DataSUS, o que permite aos médicos e responsáveis, pelo programa e pela saúde pública, amplo e atualizado acesso ás informações, sobre cada paciente, com seu controle de glicose no sangue, horários, resultados, dentre outros dados. Por outro lado, permite a previsibilidade para toda cadeia, logística do sistema, abastecimento de insumos até a dispensação das insulinas.

Para o gestor do programa, em qualquer esfera descentralizada, é possível avaliar e acompanhar cada insulinodependente, o trabalho de cada unidade de atendimento, desde a logística, previsibilidade dos estoques, número de pacientes a serem atendidos em cada unidade de saúde, dentre outras informações.

O sistema permite a identificação gráfica com o geoposicionamento de cada unidade, quantos pacientes são monitorados, quais os consumos de tiras, que prevalência, horários de utilização, frequência de uso e de ida ao posto de atendimento.

A HMD, empresa detentora da tecnologia e sua subsidiária no Brasil, em parceria com a IQUEGO – de Goiás, Laboratório da Rede de Laboratórios Públicos Produtores de Medicamentos e insumos para o SUS, disponibilizaram a ferramenta virtual GlicoSYS WEB, gratuitamente, para a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o programa poderá ser utilizada pelos usuários que receberam o GlucoLeader™, distribuído pela Prefeitura aos pacientes cadastrados no Programa de Automonitoramento Glicêmico do município.

O Programa digital inclui um canal exclusivo, “Fale Conosco”, para que o paciente tire suas dúvidas, onde acessa diretamente os especialistas treinados para responder a todas às questões. Será possível ainda o envio de alertas ativos para os pacientes, quando identificada alguma irregularidade ou alteração nas medições.

Com a nova tecnologia, gestores, médicos e, principalmente, o paciente pode ter acesso rápido e prático via internet aos seus dados glicêmicos, monitorando com mais precisão e controle sua saúde e bem-estar da população assistida.

Com consultoria da RM Consult, em projeto robusto, em parceria público privada com Laboratórios da rede oficial; IQUEGO e IVB, tecnologia de fronteira e disponibilidade do parceiro privado em transferir tecnologias, obtemos grandes resultados para a saúde pública:
  • Benefícios para todos
  • Maior acesso
  • Paciente melhor assistido
  • Acompanhamento da curva glicêmica de cada insulinodependente
  • Governança do segmento
  • Economia de 30% direto na compra dos insumos
  • Economia indireta inimaginável, mitigação de crises, internações e outras demandas que sobrecarregam o SUS
  • Previsibilidade e controle de dispensação de insulinas
  • Dados inteligíveis ao Datasus
  • Desenvolvimento do complexo industrial da saúde
  • Absorção de novas tecnologias
  • Redução de divisas de compras internacionais
Dentre outros
  • O bem-estar e a qualidade de vida da população insulinodependente.
A RM Consult se orgulha em contribuir com toda cadeia, mas considera que o mais importante é a ampliação do acesso induzido pela redução dos custos para o SUS e a melhor governança do programa, proporcionando maior atenção ao paciente.


0 comentários:

Postar um comentário