Backup avançado,
infraestrutura de nuvem para a RNDS e tecnologia para desenvolvimento de
sistemas estão entre as novas contratações
Foto: Tony Winston/MS
Transparência, confiança, agilidade, qualidade e segurança. Com base nesses pilares, o Ministério da Saúde assinou, nesta quarta-feira (28), quatro novos contratos por meio do Departamento de Informática do SUS (Datasus). Com a finalidade de oferecer melhorias significativas às plataformas tecnológicas de uso do Sistema Único de Saúde, como o aplicativo ConecteSUS Cidadão, por exemplo, as novas contratações também vão permitir a evolução da saúde digital para o Brasil.
- InfoSUS IV
Com o novo contrato, as Casas
de Apoio à Saúde Indígena (CASAIS), os Distritos Sanitários Especiais indígenas
(DSEI), as Superintendências Estaduais, os Hospitais Federais do Rio de Janeiro
e outros estabelecimentos que possuem redes tecnológicas vinculadas ao
Ministério da Saúde terão mais qualidade de acesso.
“Esse documento vai
possibilitar redução de pelo menos 60% nos custos, já que conseguimos
aproveitar melhorias anteriores já instaladas e incluir novas tecnologias. Essa
somatória de soluções reduziu o valor do contrato”, explicou a
coordenadora-geral de Infraestrutura e Segurança da Informação do Datasus,
Jackeline Almeida, reforçando que a contratação foi elogiada pelo Ministério da
Economia durante a análise do Colegiado Interno de Referência Técnica (CIRT).
- Backup avançado
A nova proposta traz maior proteção
a informações diversas do universo da saúde, amplia a rotina de backups (cópias
de dados, como forma de arquivo de segurança) e potencializa o uso dos
servidores nas salas cofres do Datasus. Novas tecnologias foram mapeadas e
incluídas nas rotinas de backup.
- Infraestrutura de nuvem para a RNDS
A Rede Nacional de Dados em
Saúde (RNDS) funciona como um motor dos sistemas de informação em saúde, que
possibilitam a integração dos dados e o avanço da saúde digital no País. A
implementação dessa rede permitiu, por exemplo, que a população tivesse acesso
ao próprio histórico clínico na palma da mão, por meio do aplicativo ConecteSUS
Cidadão. O piloto dessa plataforma foi implementado em 2020 para apoiar o
combate à pandemia de Covid-19 e, desde então, passou por várias evoluções,
estando atualmente em sua segunda versão. O novo contrato permite a expansão da
RNDS com melhor infraestrutura.
- Desenvolvimento de sistemas
O novo modelo de contratação
para desenvolvimento de sistemas foi aprimorado, permitindo mais agilidade aos
processos de incorporação de novas tecnologias.
0 comentários:
Postar um comentário